5 erros que podem ser fatais para o próprio negócio

 Em Factoring

A gestão de uma empresa é um desafio constante. Para encontrar seu espaço no mercado e a melhor estratégia, erros e acertos são naturais. Mas existem alguns que devem ser evitados. Neste artigo, listamos 5 erros que podem ser fatais para seu negócio e como você pode evitá-los.

1 – Desorganização financeira

Um planejamento financeiro adequado é indispensável. Ele irá te ajudar no controle do fluxo de caixa e na tomada de decisões. Sempre dê atenção especial ao caixa, volume de vendas, ticket médio, tempo de vida do cliente, estoque e notas fiscais. Quanto mais métricas você tem do seu negócio, melhor sua estratégia.

Para realizar essa tarefa, aposte em contratar uma boa empresa de tecnologia da informação. Existem diversos softwares financeiros e aplicativos no mercado que vão te ajudar a manter esse controle.

Emitir relatórios apurados e realistas sobre a situação financeira de sua empresa vai embasar sua tomada de decisões comerciais futuras, como a necessidade de tomar empréstimos, realizar novos investimentos ou mudar a estratégia de vendas.

2 – Buscar lucro rápido para o seu negócio

A cultura do empreendedorismo se inspira em empresários visionários e inovadores, muito dos quais enxergaram oportunidades únicas e montaram grandes empresas. Não há problema nenhum nisso, é até recomendável se inspirar em quem fez tudo da forma certa. Mas não espere que seu negócio trará lucro alto e rápido.

Um empreendimento pode demorar meses, até anos, para começar a dar lucro ou conquistar seu espaço no mercado. É um processo natural que seus concorrentes também vão passar. Não desanime com os primeiros desafios e nem acredite em fórmulas mágicas para crescer.

3 – Sua equipe não está empenhada

Se o seu time de profissionais está desmotivado ou mesmo desatualizado em relação as práticas de mercado, eles podem acabar prejudicando seu negócio. Tente sempre manter uma comunicação clara e acessível com sua equipe para entender suas expectativas, e trace estratégias para mantê-los sempre motivados.

Pode ser uma política de reconhecimento, como bonificação financeira por metas ou uma ajuda de custo na participação de cursos ou eventos profissionais. O fundamental é que todo o seu time se sinta importante, que você se importa e investe no trabalho que eles desenvolvem.

4 – Sua estratégia não está funcionando

Sua estratégia de negócios não é gravada em pedra, ela pode e deve estar em constante mudança de acordo com as flutuações do mercado. Por isso nunca deixe de estudar e rever o cenário econômico para eventualmente mudar seus planos.

Uma dica para repensar sua estratégia é apoiar suas visões sempre sobre o tripé do mercado: observe o seu cliente, a concorrência e os seus fornecedores e parceiros. O que o comportamento de consumo, financeiro ou estratégico desses três pontos te dizem?

5 – Busque ajuda de forma inteligente para o seu negócio

Momentos difíceis existem na vida de todo empresário e vai existir na sua também. Saiba como reagir de forma sensata nesses momentos e manter a saúde do seu negócio.

O caixa está no vermelho? Não corra para os braços dos bancos, com financiamentos a juros abusivos. Procure alternativas como o factoring, para antecipar seus recebíveis, ou aposte em uma nova estratégia para aumentar suas vendas. Na dúvida, procure ajuda profissional. Uma empresa de consultoria pode trazer novas perspectivas ao seu negócio.

Gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook e receba mais dicas para o seu negócio.

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Digite a sua pesquisa e pressione Enter para buscar

Fluxo de caixaAntecipação de crédito ou recebíveis: o que é?