Os FIDCs estavam em expansão no ano de 2019 e contrariando a maioria dos mercados, continuou crescendo mesmo durante a pandemia do coronavírus. No ano de 2020 o setor atingiu a marca de 1.000 fundos, se aproximando dos R$200,00 bilhões em patrimônio. 

Entenda o que são os fundos de direitos creditórios e como eles podem auxiliar na saúde financeira da sua empresa.

O QUE É O FIDC?

O FIDC é um fundo de investimento que aplica seus recursos em Direitos Creditórios. Os Direitos Creditórios nada mais são do que direitos derivados dos créditos que a sua empresa tem a receber: cheques, todos os produtos, duplicatas ou parcelas de cartão de crédito.

Na prática, ao comprar uma carteira de  recebíveis  de uma empresa, um FIDC está na realidade adquirindo o direito de receber determinado pagamento futuro dos clientes da empresa, pagando um valor à vista com desconto.

Regulamentado em 2001, o FIDC possui uma estrutura legal robusta, regras operacionais transparentes e uma forte governança com a participação de diferentes agentes econômicos com responsabilidades muito claras.

VANTAGEM SOBRE OS BANCOS

Para o empresário, o FIDC vem se consolidando cada vez mais como uma  alternativa  para levantar crédito para capital de giro. Principalmente no cenário de incerteza financeira, que leva à inibição do crédito, é uma forma segura de levantá-lo.

As operações não estão incluídas no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para o cliente, portanto, o procedimento normal é bem competitivo no mercado, uma vez que os bancos não oferecem a isenção do imposto.  

Além disso, com o FIDC sua empresa conta com mais agilidade na hora de aprovar um limite e recebe atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades e você não fica refém das análises de crédito longas e burocráticas, famosas nas agências bancárias.

 

Em resumo, os FIDC atuam na compra e antecipação de recebíveis. É possível fazer negociações com notas fiscais, duplicatas e contratos. Quer saber mais sobre o assunto e como você pode utilizar esse serviço? Entre em contato com a gente !