Factoring e FIDC: quando contratar?

 Em Factoring

O factoring / FIDC pode ser um crédito extra bastante útil para pequenos e médios empresários. Há momentos em que é necessário uma injeção extra de recursos, seja para contornar um imprevisto ou um investimento estratégico para crescimento.

Esse serviço pode ser utilizado em vários momentos e contribuir com a saúde financeira do seu negócio. Neste post destacamos quando você deve considerar a contratação do factoring / FIDC e como ele pode te ajudar. Continue a leitura!

Começando o seu negócio

Quem está começando o negócio tem dificuldade com crédito. Por não ter um histórico demonstrativo de fluxo de caixa, dificilmente sua empresa conseguirá empréstimos junto aos bancos. Mas se você já realizou transações e possui recebíveis futuros, é possível adiantar a entrada desse recurso com o factoring / FIDC.

As operações desse tipo são baseadas no histórico de crédito de seus clientes. A empresa de factoring / FIDC irá analisar a pontuação de crédito deles e, caso aprovado, adquire esses recebíveis pagando à vista. Ou seja: se a sua empresa é nova ou opera há pouco tempo não faz diferença.

Capital de giro não acompanha a demanda

Conquistar e fidelizar os clientes exige jogo de cintura. Muitas vezes, para garantir a venda, é preciso oferecer condições especiais para o cliente, entre elas, estender os prazos para o pagamento. O problema surge quando esse benefício a um grupo de clientes começa a atrapalhar o seu fluxo de caixa.

Se o capital de giro não consegue cobrir os custos de operação da sua empresa, isso pode prejudicar sua capacidade para atender novas demandas. É possível evitar essa quebra no fluxo da empresa com o factoring / FIDC.

Antecipar suas faturas significa entrada imediata de dinheiro, o que aumenta a capacidade de operar para cobrir as lacunas entre demanda e oferta.

Investimento e competitividade

Ainda é comum empresários que acreditam que factoring / FIDC é uma medida de emergência adotada somente quando a empresa está no vermelho. Mas isso não é verdade.

Ele pode ser usado a qualquer momento, inclusive ser parte do planejamento estratégico de empresas que estão expandindo operações, por exemplo. Ao antecipar os recebíveis, o empresário conta com um crédito para investimento sem os juros abusivos de bancos.

Essa alternativa garante ao empresário um crescimento natural com os próprios recursos, sem necessidade de contrair dívidas para poder investir.

Negociação estratégica

Se a sua empresa depende de terceiros para renovar seu estoque de matéria-prima ou para o fornecimento de um serviço, é interessante ter condições de negociar essa transação. Quem tem recursos para pagar à vista ou reduzir o prazo de pagamento pode conseguir descontos.

Antecipar o recebimento das suas faturas de venda junto a uma empresa de factoring / FIDC é uma forma de negociar vantagens exclusivas com seus fornecedores.

Viu como esse serviço pode estar presente em diferentes momentos da sua empresa? Se você se interessou pelo assunto, confira esse guia básico sobre o serviço de factoring que nós preparamos.

Postagens Recentes

Deixe um comentário

Digite a sua pesquisa e pressione Enter para buscar

4 formas de usar o factoring ou o FIDC no seu negócioVocê conhece o FIDC?