Fluxo de caixa: como lidar com os imprevistos

 Em Factoring

Um fluxo de caixa saudável e positivo é o objetivo de todo empresário. Mas sabemos que, pela própria dinâmica do mercado, isso nem sempre é possível. Imprevistos, flutuações e crises podem surgir a qualquer momento pelos mais variados motivos.

Sobreviver a eles faz parte da trajetória de toda empresa. Neste post, confira formas de prevenir e lidar com essas circunstâncias para manter seu negócio funcionando a pleno vapor.

Planejamento a longo prazo

Infelizmente ninguém tem bola de cristal e imprevistos acontecem com todos, desde o pequeno empresário até as multinacionais. É natural do mercado. Mas isso não dispensa um planejamento cuidadoso a longo prazo para minimizar os danos e manter um bom fluxo de caixa.

Além de aplicar os rendimentos para manter seu negócio em pleno funcionamento e buscar o crescimento, tente transferir uma parte do seu lucro para um saldo emergencial que possa ser usado nos casos de imprevistos. Quem resolve os seus problemas de maneira rápida sai na frente.

Fature de maneira inteligente

Imprevistos também podem acontecer com seus clientes e nesse caso impactar a capacidade deles de pagarem pelo serviço que você oferece. Por isso, busque sempre acelerar os seus processos de cobrança, enviando as faturas assim que concluir trabalhos ou pedidos de produtos. Se possível, ofereça a opção de pagamento eletrônico, que é ainda mais rápido.

Mantenha também uma política de cobrar juros dos pagadores mais lentos e compensar os mais rápidos. Lembre-se que os seus fornecedores, provavelmente, já têm uma prática semelhante em relação ao seu negócio.

Antecipando os recebíveis

Caso você esteja com vendas para receber a prazo ou tenha contratos a receber e esteja precisando de um recurso imediato, você pode optar pelo factoring ou FIDC. É um serviço de compra de ativos financeiros, que possibilita que uma empresa venda seus recebíveis à uma factoring ou FIDC e mantenha um fluxo de caixa saudável.

Assim, sua empresa recebe imediatamente o dinheiro que só entraria no caixa futuramente, evitando que você tenha que apelar a bancos e outras formas de créditos com juros abusivos. Se quiser entender melhor o serviço, confira esse guia básico que preparamos sobre o assunto.

Elabore novas campanhas de vendas

Fique atento! Se você não está conseguindo vender, colocar mais recursos sem a perspectiva de que futuramente suas vendas aumentarão é caminhar em direção ao fechamento da empresa.

Antes de buscar alternativas para sair do vermelho, tente fazer um diagnóstico da sua empresa. Em muitos casos, uma campanha de vendas diferenciada, um programa de fidelização do cliente ou a criação de novos pacotes de serviços pode mudar a percepção do seu negócio e melhorar suas vendas.

Busque orientação profissional

É cada vez mais comum a contratação de empresas e profissionais de consultoria em diversas áreas. Esses serviços ajudam a diagnosticar os pontos fortes e as oportunidades de mercado para o seu negócio, desde a gestão, segmento de atuação, desenvolvimento e apresentação do seu produto até o marketing.

O objetivo pode ser variado: um caminho para se recolocar no mercado, melhorar o posicionamento da sua marca para aumentar vendas ou o ticket médio e até descobrir novos públicos de interesse.

Viu que existem diversas abordagens para contornar um imprevisto e manter a liquidez do seu fluxo de caixa? Se você gostou das dicas que apresentamos aqui, fique atento ao nosso blog.

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